Você sabe o que significa SCORE voltado para o consumidor? – 31/10/2019

Por Fabíola Cunha, advogada da Areal Pires Advogados

SCORE literalmente significa pontuação. SCORE é como se fosse um índice de bom pagador. Todo consumidor com CPF ativo tem uma pontuação, por isso pedem seu CPF na hora da compra. E, caso você realize a compra em um cartão de outra pessoa, o SCORE irá para ela e não para você, pois a compra foi realizada no cartão de CPF dela. Por isso não se recomenda emprestar cartão de crédito.

Esse sistema foi criado para que as empresas, principalmente as que oferecem crédito, tenham acesso a análise do seu perfil de consumidor/pagador.

A pontuação vai de zero a mil e quanto mais próxima de mil, melhor.

Uma pontuação alta significa que o consumidor tem o hábito de honrar com o seu pagamento em dia. Já um SCORE baixo, mais próximo de zero, indica que algumas contas são pagas em atraso ou que não são pagas, o que representa um comportamento de risco para a instituição que dá o crédito.

Já percebeu que existem pessoas que tem um limite alto no cartão de crédito mesmo não auferindo uma renda mensal alta enquanto outras pessoas não conseguem nunca aumentar o seu limite no cartão?

Pois bem, tudo isso está relacionado a matemática do SCORE.

Algumas empresas oferecem descontos no preço final do produto para quem tem um bom SCORE.

Mas se meu SCORE for baixo, o que devo fazer para aumentá-lo?

Para ter um bom SCORE, o ideal é pagar as contas em dia, evitar pedir crédito demais e procurar manter-se sempre adimplente. A única forma de aumentar seu SCORE é seguindo essas recomendações.

Existem dois sites em que o consumidor tem acesso ao seu SCORE. Mas fique atento, pois o cálculo realizado entre esses dois sites varia e por isso a pontuação costuma ser diferente.

Infelizmente a população brasileira não possui noções básicas de educação financeira e o sistema econômico instável contribui para o endividamento populacional em grande escala.

A fins de evitar que o inadimplemento leve a instituição financeira ou empresa a ingressar no judiciário cobrando as parcelas em aberto ao consumidor, o mais aconselhável é fazer cálculos simples para ver o que de fato pode ser separado para gastos que não sejam fixos.

Caso já esteja inadimplente, entre em contato com a instituição/empresa que possui o débito e renegocie. Próximo ao final do ano em vários fóruns espalhados pelo Brasil ocorre um mutirão para renegociar dívidas.

Renegociando dívidas e adimplindo com as parcelas, o seu SCORE só aumenta.

Acesse os sites abaixo de maneira GRATUITA e descubra seu score:

SCORE SERASA: Acesse o site https://www.serasaconsumidor.com.br/consultar-meu-cpf/ 

 SCORE BOA VISTA SCPC: Acesse o site: http://www.consumidorpositivo.com.br/consulta-cpf-gratis/ 

© Copyright 2014 :: www.arealpires.com.br

NiteróiWebSites Soluções em criação de sites
Loading...