Conselho Brasileiro de Oftalmologia alerta para casos de cegueira evitáveis – 09/07/2019

Erros refrativos não corrigidos também aparecem como maiores responsáveis pelo comprometimento da visão

De acordo com o último levantamento do IBGE, no Brasil, 6,2% da população vivem com alguma deficiência, sendo que 3,6% destas são visuais. O número de cegos já ultrapassa 1,2 milhões de pessoas.

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, em “As condições da Saúde Ocular no Brasil 2019”, 75% dos casos de cegueira são evitáveis e as principais causas são as cataratas, glaucoma e Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI).

Os erros refrativos não corrigidos (miopia, astigmatismo, hipermetropia), também aparecem como maiores responsáveis pelo comprometimento da visão.

“No Brasil, o último censo demográfico do IBGE apontou que 18,6% dos brasileiros possuem algum tipo de deficiência visual – sendo que destes, 6,5 milhões possuem deficiência visual severa, e 506 mil com perda total da visão. ” explica José Augusto Ottaiano, presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

Segundo Cristiano Caixeta, diretor do CBO, em 2020 teremos 80 milhões de pessoas com glaucoma, e em 2040 essa estimativa chegará a 111,5 milhões – a doença é considerada a maior causa de cegueira irreversível no Brasil e no mundo. Para o especialista, os dados reforçam a importância de concentrar esforços na educação e conscientização da população em relação ao cuidado com a visão.

“O acesso à saúde é um direito de todos. Para isso, é fundamental disseminarmos o conceito de promoção de saúde de forma preventiva, ao contrário do que acontece, pois o paciente procura o médico no momento que precisa tratar uma doença. Sabemos que a prevenção acarreta um menor custo ao sistema de saúde e, principalmente, ao paciente”, destaca o oftalmologista.

Fonte: JM Online

© Copyright 2014 :: www.arealpires.com.br

NiteróiWebSites Soluções em criação de sites
Loading...