Consulta on-line terá todos os cartórios

Maior empresa brasileira de análise de crédito, a Serasa Experian vai entrar também na pesquisa de dados sobre registro de imóveis.

Chamado Central de Crédito Imobiliário, o serviço será lançado amanhã, quando serão conhecidos os detalhes.

Na central será possível consultar on-line, mediante uma taxa, informações sobre eventuais entraves à comercialização de um imóvel, dando mais segurança jurídica aos financiamentos imobiliários e às hipotecas.

A inexistência de uma central de registro de imóveis, como ocorre com as informações sobre veículos, é um dos maiores gargalos para agilizar as transações e o financiamento de imóveis no país.

Com a ferramenta, o banco terá acesso à base de informações de todos os cartórios de São Paulo. A solução vai agilizar cerca de 250 mil financiamentos que são feitos por ano em São Paulo. Até o final de 2014, o serviço deverá ter abrangência nacional.

Pela visualização da matrícula do imóvel, será possível verificar se há algum impedimento jurídico capaz de dificultar ou inviabilizar a venda -caso de separação dos proprietários ou se um dos donos é menor de idade.

Outra vantagem será o acesso à matrícula do imóvel com a assinatura digital do representante do cartório.

O serviço possibilitará o acompanhamento das alterações na matrícula, com o cliente sendo avisado por e-mail a cada mudança.

De olho no mesmo negócio, a Cetip comprou, no fim de 2010, a GRV Solutions, que centraliza o registro de informações sobre veículos, por R$ 2 bilhões. Fez também uma parceria com a americana FNC, que fornece serviços para imobiliárias.

A ideia é lançar no país um produto semelhante ao da Serasa no segundo semestre.

Para ler essa matéria no site Folha de São Paulo, clique aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *