Linhas telefônicas devem ser desbloqueadas em até 24 horas após cliente comprovar pagamento

Projeto, que será votado hoje na Alerj, ratifica determinação da Anatel

RIO — As operadoras de telefonia fixa e móvel deverão realizar o desbloqueio das linhas telefônicas por motivo de atraso de pagamento em até 24 horas após o cliente ter comprovado que pagou o débito. O projeto de lei 2.469/17, de autoria do deputado André Ceciliano (PT), ratifica o que já determina a Resolução 632/14 da Anatel. A proposta será votada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) nesta quarta-feira, em segunda discussão.

O autor alega que apesar dessa regra ser determinada pela Anatel, há reclamações dos usuários de que o prazo das 24 horas não vem sendo cumprido pelas operadoras de telefonia.

“As empresas alegam que o prazo de comunicação do pagamento pela instituição financeira leva de três a cinco dias úteis, sujeitando o consumidor a dias sem acesso a um bem extremamente necessário”, disse o deputado.
Nos casos de acordo entre cliente e operadora, a regra do desbloqueio se aplica após o pagamento da primeira parcela.

O texto determina que a operadora deve disponibilizar canais para o consumidor comprovar o pagamento da fatura atrasada, como e-mail específico, espaço próprio no site, através de mensagens instantâneas ou outro meio que possibilite o envio do comprovante de pagamento. A empresa também poderá oferecer contato telefônico para esse fim.

Caso haja descumprimento da regra, a operadora poderá sofrer sanções previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. Caso o usuário informe indevidamente um pagamento que não ocorreu, poderá sofrer novo bloqueio de sua linha e perderá o direito à regra do desbloqueio por 90 dias.

Fonte: O Globo

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