24 de março, Dia Internacional do Direito a Verdade. O que você sabe sobre essa data?

A data de 24 de março foi proclamada pela ONU há alguns anos como sendo um dia de reflexão sobre as situações em que tenham ocorrido graves violações aos direitos humanos.

É um marco também em homenagem à Dom Romero, arcebispo de San Salvador que denunciava as violações de direitos humanos em seu país e que fora assassinado dentro de uma capela, enquanto celebrava missa, nos idos de 1980, por um atirador de elite.

Este importante dia é também dedicado a homenagear a memória de todas as vítimas de violações de direitos humanos, além de servir para apoiar todos àqueles que militam, promovem e protegem os direitos humanos.

É certo que o direito à verdade, que anda de mãos dadas com o direito à justiça, reparação e garantias de não repetição, tanto é individual quanto coletivo já que cada vítima tem o direito de saber a verdade sobre o que lhe aconteceu e sobre como tais violações a afeta.

Por isso mesmo, levar informação a sociedade sobre as liberdades fundamentais e como estas podem estar sendo violadas é uma salvaguarda vital contra os recorrentes abusos, a fim de reafirmarmos a dignidade das vítimas e a superação dos estigmas sociais criados pelas violações.

Por Bruna Targino, advogada da Areal Pires Advogados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *