Consumidores podem comparar planos de saúde no site da ANS

Ferramenta de agência reguladora mostra desempenho das operadoras, preços, rede credenciada e portabilidade de carências

A ANS (Agência Nacional de Saúde) lançou nesta segunda-feira (26) melhorias no Guia ANS para que o consumidor consiga comparar planos de saúde e escolher a melhor opção de acordo com seu perfil.

A ferramenta exibe informações importantes na hora de escolher um plano de saúde, como a rede hospitalar credenciada de cada produto e o preço máximo que a operadora poderá cobrar pelo plano médico-hospitalar.

O consumidor também terá acesso aos planos disponíveis no mercado, comparar as diferenças e verificar quais são compatíveis para a realização de portabilidade de carências.

Segundo a ANS, o Guia também mostra informações sobre o desempenho das operadoras em indicadores de qualificação, como o IDSS e o Monitoramento da Garantia de Atendimento.

Passo a passo

Ao acessar o guia, o consumidor deve inserir o Estado e município em que mora, além da data de nascimento. Em seguida, deve escolher as especificações do tipo de contratação que deseja, como a cobertura, abrangência e acomodação. Também é possível inserir o preço que pretende gastar com o serviço.

Aparecerá uma lista com os planos que condizem com as exigências do consumidor, permitindo as comparações. Depois, o consumidor pode optar por receber o relatório por e-mail, para poder consultar posteriormente. A ANS também envia um número de protocolo, que tem validade de cinco dias.

A ANS ressalta, no entanto, que a contratação deve ser realizada diretamente com a operadora e que não media a compra.

O diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, Rogério Scarabel, afirma que a atualização no Guia ANS vai contribuir para facilitar a escolha dos brasileiros.

“O processo de atualização do Guia ANS está em maturação há um tempo na agência para que o formato final atendesse, ao máximo, às necessidades do consumidor. Acreditamos que essa nova ferramenta vai contribuir muito para subsidiar a escolha do cidadão, pelo acesso intuitivo e fácil navegação, além de trazer mais transparência para o mercado de planos de saúde. É uma proposta que acompanha os valores da ANS e incentiva o dinamismo do setor”, afirma.

Fonte: R7

© Copyright 2014 :: www.arealpires.com.br

NiteróiWebSites Soluções em criação de sites
Loading...